terça-feira, 10 de maio de 2016

Olimpíadas 2004 Atenas - Grécia


Sede
Depois de 108 anos de espera, Atenas voltou a ser sede de uma Olimpíada. Cenário dos primeiros Jogos da Era Moderna, em 1896, a capital grega resgata ao país sua ligação histórica com o espírito olímpico. Afinal, os Bálcãs foram o berço dos Jogos da Antiguidade que inspiraram o barão Pierre de Coubertin.
Atenas desejava realizar a Olimpíada do centenário dos Jogos da Era Moderna, em 1996. Sem apresentar as condições exigidas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), a capital da Grécia foi preterida por Atlanta, nos Estados Unidos.
Disposta a resgatar o evento, Atenas se preparou melhor e acabou finalmente escolhida como sede das Olimpíadas de 2004. Para abrigar a 28ª edição dos Jogos, Atenas venceu a disputa com mais 10 cidades: Buenos Aires (Argentina), Cidade do Cabo (África do Sul), Estocolmo (Suécia), Istambul (Turquia), Lille (França), Rio de Janeiro (Brasil), Roma (Itália), San Juan (Porto Rico), Sevilha (Espanha) e São Petersburgo (Rússia). Na escolha final, em setembro de 1997, Atenas superou Roma por 66 votos a 41. 

Panorâmica do estádio Pantatênico, principal palco da primeira edição
dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.
Para voltar a ser sede do mais importante evento poliesportivo do mundo, o governo grego investiu 4,6 bilhões de euros na construção de novos estádios e ginásios, além da criação de toda a infraestrutura necessária para acomodar atletas, imprensa e visitantes. A cidade ganhou uma Vila Olímpica, hotéis, novos sistemas de transporte e segurança, além de um novo aeroporto internacional. Os Jogos foram os mais inclusivos de todos os tempos: os mais de 10 mil atletas inscritos representaram 201 países, incluindo o Afeganistão, suspenso pelo COI na última edição dos Jogos, e o Iraque, que até o início de 2004 corria o risco de ficar fora do evento.
As disputas aconteceram em 38 sedes, entre estádios, ginásios, pistas, piscinas e traçados. O principal palco é o estádio Olímpico de Atenas, onde aconteceram as provas de atletismo, a final do torneio masculino de futebol e as cerimônias de abertura e encerramento.

Curiosidades
Em homenagem às Olimpíadas da Grécia Antiga, a competição de arremesso de peso que ocorreu em Olímpia, sede dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, e que também abrigou esse evento em 1896. O local ficou restrito a pouco mais de três mil pessoas.

Jogos Olímpicos – Olimpíada de Atenas 2004
Foram 108 anos entre a estreia olímpica do Chile e a conquista de sua primeira medalha de ouro. Ou seja, desde Atenas-1896, quando o país foi o único representante latino na primeira edição dos Jogos, até o retorno da Olimpíada ao território grego. O feito foi conseguido pelos tenistas Nicolas Massú e Fernando González, que venceram o torneio de duplas. O curioso é que o segundo ouro chileno veio logo no dia seguinte, novamente no tênis. Massú foi o vencedor o título de simples; no pódio, ele teve a companhia de González, que levou bronze.
Herói "brasileiro"

O grego Polyvios Kossivas virou astro após socorrer Vanderlei Cordeiro de Lima, que foi atacado pelo padre irlandês Cornelius Horan na parte final da maratona. Gerente de uma fábrica de sorvete em Atenas, Kossivas, 53, veio ao Brasil e foi saudado como herói.

Por água abaixo

Ricardo Winicki, o Bimba, chegou à última regata da classe Mistral com liderança folgada. O velejador poderia chegar em terceiro lugar que assegurava o ouro. E mais: ele só perderia o bronze se terminasse em 17º lugar. Foi exatamente o que aconteceu.

SOS Atleta

A atriz de Hollywood Pamela Anderson ganhou os holofotes quando os EUA levaram a prata por equipes na ginástica artística feminina. Famosa pelos seus atributos físicos no seriado "SOS Malibu", a atriz doou US$ 25 mil e financiou os treinos de uma das atletas, Mohini Bhardwaj.

Curiosidades

 Campeã dos Jogos, com 35 ouros, a delegação dos EUA levou 538 atletas à Grécia. O cenário pós-11 de Setembro fez o presidente George W. Bush destacar ainda mais seguranças para o evento: 600 oficiais.
 
O treinador sul-coreano Suh Jung-bok foi expulso das competições de Atenas após esbofetear sua pupila, a atleta Ye Gue-rin, na derrota dela nas quartas-de-final do judô.
 
Não só a abertura dos Jogos remeteu ao passado grego. A disputa do arremesso de peso foi em Olímpia, sagrado sítio olímpico de mais de 1.500 anos.
 
  Mascotes
Os mascotes foram desenhados com base em bonecas de argila que tinham representação religiosa na cultura grega antiga, e foram encontradas em sítios arqueológicos no país. Os irmãos Athena e Phevos receberam esses nomes em homenagem à Atena (deusa da sabedoria) e Apolo (deus das artes).

Música
A música tema das olimpíadas de 2004 ficou na responsabilidade da irlandesa Björk, com a música Oceania.  

Curiosidade
Pela primeira vez na história olímpica as competições foram transmitidas via Internet. A rede de televisão britânica BBC, por exemplo, exibiu mais de 1.200 horas de Jogos Olímpicos em seu site gratuitamente. A emissora americana NBC exibiu apenas os destaques da competição. Os atletas, entretanto, ficaram proibidos de participar da cobertura da imprensa com blogs e sites próprios.

Recordistas
Michael Phelps (EUA) - Aos 19 anos, Michael Phelps chegou a Atenas sob a promessa de quebrar o recorde de sete medalhas de ouro de seu compatriota Mark Spitz, em Munique-72. Por muito pouco, Phelps não obteve o feito. Mas foi o grande nome dos Jogos, com seis ouros em oito medalhas.
Além disso, Phelps obteve outros recordes: tornou-se o nadador que mais vezes subiu ao pódio em uma única edição dos Jogos, igualando-se apenas ao ginasta soviético Aleksandr Dityatin, que conseguiu o mesmo trunfo em Moscou-1980. O norte-americano também igualou-se a Spitz como o segundo nadador com mais medalhas de ouro em provas individuais em uma Olimpíada. Phelps venceu os 200 m e 400 m medley, e os 100 m e 200 m borboleta. Com o feito, Phelps superou Matt Biondi, que conquistou sete medalhas (cinco ouros, uma prata e um bronze) em Seul-88.


Modalidades



Nenhum comentário:

Postar um comentário